Foi na madrugada de 23 de setembro que ocorreu, no hemisfério norte, o equinócio de outono. Nesse dia, o Sol cruzou o plano do equador celeste, fazendo com que o dia natural e a noite tivessem uma duração muito próxima. O termo “equinócio” aponta precisamente para essa igualdade de duração (cerca de 12 horas): deriva das palavras latinas aequus e nox, que significam igual e noite, respetivamente.
No nosso país, o outono reveste-se de grande simbolismo, pelas alterações na paisagem, na fauna, na flora e nas atividades agrícolas. A chegada do outono marca o início das aulas, dias mais pequenos e a diminuição das temperaturas. É o planeta a reagir à mudança da inclinação dos raios solares. Do ponto de vista social, esta passagem do verão para o outono é celebrada por diferentes comunidades, com diferentes tradições.
Foi precisamente em jeito de celebração que o Colégio Frei Cristóvão assinalou a data, entre sons, sabores e artes plásticas. Numa oficina de artesanato, os alunos puderam criar coroas de flores secas, arranjos naturais e pinturas inspiradas nas cores e elementos das estações do ano… para depois as oferecerem a alguém especial.
Deixamos o registo da magia que aconteceu por cá, envolta em criatividade, partilha e muitos sorrisos. E também um muito obrigado a quem nos veio ensinar “como se faz”.
Aviso Este website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website, está a concordar com a utilização de cookies.
Saber Mais