História

O Colégio Frei Cristóvão tem a assumida ambição de atingir os mais elevados padrões académicos através de um currículo ousado, que realça a excelência pessoal e o compromisso para com a comunidade em que se insere. Nesta ótica, procura-se constantemente a melhoria dos níveis de eficácia, eficiência e qualidade, através de uma dinâmica e cultura de escola que se pretende inovadora, criativa, exigente e rigorosa.

Fundado em 2005, é dotado de autonomia pedagógica para os 2º e 3º ciclos do ensino básico. O Colégio procurou, desde sempre, a construção de elos com o meio em que se insere e a manutenção de uma forte ligação com a família. Nesta escola, procura-se responder aos anseios dos alunos e dos pais, articulando-os com as necessidades e potencialidades do meio.

O Colégio oferece um leque variado de atividades de organização, complemento e animação curricular que os alunos poderão frequentar de acordo com os seus interesses. A implementação do ensino artístico – Ensino Articulado da Música, no Colégio, integra de uma forma concisa e complementar a oferta curricular já existente. Deste modo, os alunos e encarregados de educação passam a dispor de uma opção de complemento à formação académica intrínseca ao currículo, através do ensino articulado da música. De um modo geral, os cursos básicos de ensino artístico especializado harmonizam as diferentes componentes curriculares e permitem a diversidade de ofertas formativas de ensino artístico especializado, tomando, simultaneamente, em consideração, a necessidade de todos os alunos desenvolverem as competências essenciais e estruturantes relativas a uma educação básica dentro da escolaridade obrigatória. A organização e gestão do currículo de nível básico dos cursos de ensino artístico especializado subordinam-se, ainda, aos seguintes princípios orientadores: racionalização do currículo, valorizando uma construção integrada dos saberes; reforço da educação artística global do aluno e incremento da permeabilidade entre planos de estudo. De salientar o facto de a existência desta oferta formativa por parte do Colégio se assumir como uma mais-valia para a formação integral dos alunos.