Background Image

O COLÉGIO

Projecto Educativo

    • Missão e Visão
      Missão e visão
      A Missão do Colégio Frei Cristóvão é a de prestar um serviço público de educação de qualidade, formando jovens cidadãos autónomos, responsáveis, criativos, competentes e empreendedores. A escola pretende também desenvolver o projeto de ensino articulado da música, através de uma cultura de inovação, exigência e rigor, que concorra para o sucesso dos alunos, quer a nível académico, quer a nível social.

      O Colégio pretende atingir o reconhecimento na região onde está inserido, obtendo padrões de qualidade educativa e de segurança, afirmando-se como escola de referência no âmbito do projeto de ensino articulado da música. 

    • NATUREZA E OBJETIVOS
      Natureza e Objetivos

      O Colégio norteia-se por princípios que desenvolvam a motivação para o sucesso, numa cultura de escola que garanta a equidade e a justiça, o rigor, uma atitude de inovação e empreendedorismo que culmine com o desenvolvimento pleno e integral do aluno. Pretende-se igualmente fomentar o envolvimento da família e da comunidade, através do acompanhamento do percurso educativo e formativo e do contributo para o desenvolvimento do projeto e da participação ativa na dinâmica da escola. 

      O Colégio Frei Cristóvão pretende desenvolver no decurso da sua atividade formativa uma coerência e sequencialidade entre os ciclos de ensino, nomeadamente e sobretudo através da articulação do currículo de avaliação e do favorecimento da integração das dimensões teórica e prática dos conhecimentos, valorizando, também, a aprendizagem experimental.

    • TEXTOS INSPIRADORES
      Textos Inspiradores

      Non scholae sed vitae discere – Aprender, não para a escola, mas para a vida.

      O Projeto Educativo do Colégio Frei Cristóvão é o texto que determina as linhas de atuação de todos os agentes educativos e que serve como fonte de inspiração e de orientação para o desempenho de toda a Comunidade Educativa envolvida na missão da escola, que se consubstancia a partir dos seguintes valores: Excelência, Trabalho, Exigência/Rigor, Respeito e Autonomia.

    • QUE ALUNOS QUEREMOS FORMAR?
      Que Alunos Queremos Formar?

      O Colégio Frei Cristóvão pretende facultar aos seus alunos uma formação plena que contribua para um desenvolvimento sustentado de todas as suas características, sensibilidades e potencialidades enquanto indivíduo e ser que atinge a sua felicidade e realização pessoal, cívica e académica em sociedade. 

      Espera-se assim, no final do seu percurso no Colégio Frei Cristóvão, que os nossos alunos tenham desenvolvido em pleno a sua dimensão social, enquanto agentes ativos e com um papel interventivo numa sociedade cada vez mais exigente e desafiadora, num constante exercício de liberdade consciente e responsável, sempre em busca da construção de um futuro melhor para a sociedade.

      O Colégio Frei Cristóvão almeja também o pleno desenvolvimento dos seus alunos nas dimensões pessoais e académicas, através de uma cultura de rigor e exigência que conduza os alunos à obtenção de resultados de mérito e excelência nas diversas vertentes da sua formação, por forma a que estejam preparados para os múltiplos e desafiantes obstáculos que a moderna sociedade do século XXI lhes irá colocar. 

    • HINO DO COLÉGIO
      Hino do Colégio
      Vamos lutar, pelo futuro.  / No Frei Cristóvão, vencer.  / Sempre a jogar, pelo seguro.  / De manhã, ao anoitecer.  / Sempre unidos pela amizade  / Nas memórias vamos guardar:   / O apoio, a alegria e lealdade,        / Para mais tarde recordar! /    Frei Cristóvão / Nosso lema é aprender,  / Com esforço e atenção  / Em todas as aulas crescer  / Ao sabor de cada lição!  / Aqui, tudo ganha forma,  / Até nós como cidadãos.  / Cada qual, seu destino toma,  / Sem deixar de dar as mãos.  / Aqui encontramos a felicidade,  / Muito trabalho e alegria.  / Crescemos com a ansiedade,  / Do Mundo mudar um dia!