Background Image

O COLÉGIO

Organização

Órgãos

  • Direção
    Direção

    A Direção é o órgão de gestão que representa a autoridade hierárquica e disciplinar em relação a todos os colaboradores e alunos, tendo como principais competências a representação do Colégio junto do Ministério da Educação e Ciência em todos os assuntos de natureza pedagógica; a planificação e supervisão das atividades curriculares e culturais; a promoção do cumprimento dos planos e programas de estudos; a manutenção da qualidade de ensino e da educação e disciplina dos alunos. 

  • Direção Pedagógica 
    direção Pedagógica
    As funções de Diretor Pedagógico do Colégio Frei Cristóvão são asseguradas pelo Dr. José Francisco Gomes Dionísio.
  • Assembleia pedagógica
    Assembleia Pedagógica

    A Assembleia Pedagógica é um orgão de natureza consultiva no âmbito da coordenação e orientação educativa da escola, nos domínios pedagógico-didáticos, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente. É presidida pelo Diretor Pedagógico e integra os restantes elementos do corpo docente. 

docentes

  • área disciplinar ciências sociais e humanas
    Área Disciplinar de Ciências sociais e humanas

    REPRESENTANTE - Prof. Rosa Duarte

    Prof. Sandra Silva

    Prof. Jorge Tomé

    Esta área disciplinar abrange as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo), História, Geografia (3º Ciclo) e Educação Moral e Religiosa Católica (2º e 3º Ciclos). 

  • ÁREA DISCIPLINAR expressões
    Área DisciplinaR dAS Expressões

    REPRESENTANTE - Prof. Patrícia Coito

    Prof. Daniel Silva

    Prof. Élson Teles

    Esta área disciplinar abrange as disciplinas de Educação Vísual (2º e 3º Ciclos), Educação Tecnológica (2º Ciclo), Formação Artística (3º Ciclo), Educação Musical (2º Ciclo), Música (3º Ciclo) e Educação Física (2º e 3º Ciclos).

  • ÁREA DISCIPLINAR Línguas
    Área Disciplinar de Línguas

    REPRESENTANTE - Prof. Luís Serrano

    Prof. Célia Fernandes

    Prof. Lizette Carvalho

    Prof. Helena Justino

    Prof. Sílvia Coimbra

    Prof. Rosa Duarte

    Esta área disciplinar abrange as disciplinas Português (2º e 3º Ciclos), Inglês (2º e 3º Ciclos), Espanhol (3º Ciclo) e Francês (3º Ciclo).

  • ÁREA DISCIPLINAR Ciências exactas e Naturais
     
    Área Disciplinar de ciências exactas e naturais

    REPRESENTANTE - Prof. Filipa Santos

    Prof. Bruno Jesus

    Prof. Carina Marques

    Prof. Luís Duarte

    Prof. Nuno Agostinho

    Prof. Vera Silva

    Esta área disciplinar abrange as disciplinas de Matemática (2º e 3º Ciclos), Ciências Naturais (2º e 3º Ciclos)  Físico-Química e TIC (3º Ciclo).

assistentes educativos

  • 2.º Ceb
    Assistentes Educativos

    RESPONSÁVEL - Sr. Dane Rasteiro

    O Pessoal auxiliar atua nos espaços do Colégio e rege-se por uma atitude cordial no relacionamento com os alunos, procurando resolver as suas dificuldades. São também as suas funções zelar pela limpeza, segurança e conservação das instalações, garantindo assim as condições necessárias ao bom funcionamento da escola. 

  • 3.º CEB
    Assistentes educativos
    RESPONSÁVEL - Sr. Dane Rasteiro

    Os assistentes educativos cooperam com toda a comunidade escolar, mediante eficaz cumprimento das tarefas que lhes forem atribuídas, providenciando também assistência técnica necessária ao bom funcionamento da escola.

serviços de apoio

  • serviços de psicologia
    Serviços de Psicologia

    PSICÓLOGA ESCOLAR - Dra. Soraia Alexandra Couceiro Batista

    Os Serviços de Psicologia e Orientação são constituídos pela Psicóloga Escolar e pela Docente de Educação Especial, que colaboram com as diversas áreas de apoio educativo. Estes serviços são responsáveis pelo apoio psicopedagógico aos alunos na realização das atividades educativas, procurando articular com os serviços especializados, nomeadamente na área da saúde e da segurança social, de modo a planar as medidas de intervenção mais adequadas. Identificam também as principais causas de insucesso escolar e propõem as medidas tendentes à sua eliminação. Planeiam e executam também atividades de orientação escolar e profissional e de apoio individual ao seu processo de escolha.

  • direção de turma
    DiREção de Turma

    Os Diretores de Turma são os principais responsáveis pela adoção de medidas tendentes à melhoria das condições de aprendizagem e à promoção de um bom ambiente educativo, competindo-lhe articular a intervenção dos Docentes da Turma e dos Pais e Encarregados de Educação e colaborar com eles no sentido de prevenir e resolver problemas comportamentais ou de aprendizagem. 

    DIRETORES DE TURMA

    5º A

    5ºB

    6ºA

    6ºB

    7ºA

    7ºB

    8ºA

    8ºB

    9ºA

    9ºB

    9ºC

  • papelaria
    PAPELARIA

    RESPONSÁVEL - Sr. Dane Rasteiro

    Têm acesso à papelaria os docentes, não docentes, alunos, pais e encarregados de educação, ou outros desde que devidamente autorizados pela Direção da escola. 

    Os utentes da papelaria devem respeitar as seguintes normas de funcionamento: ordem de chegada; permanecer em silêncio ou conversar em voz baixa; respeitar as indicações do funcionário do setor. 

  • secretaria
    SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

    RESPONSÁVEL - D. Maria Helena Diniz

    Os Serviços Administrativos compreendem várias áreas de funcionamento que estão sob a direta responsabilidade da Direção Pedagógica. Lidam diretamente com assuntos relacionados com alunos, colaboradores e expediente geral. 

  • tesoraria e contabilidade
    TESOURARIA E CONTABILIDADE

    RESPONSÁVEL - D. Maria Helena Diniz

    Os Serviços de Tesouraria e Contabilidade compreendem várias áreas de funcionamento que estão sob a direta responsabilidade da Direção Pedagógica. Lidam diretamente com assuntos relacionados com alunos, colaboradores e expediente geral. 

serviços externos

  • limpeza
    Limpeza

    RESPONSÁVEL - Sr. Dane Rasteiro

    Os Serviços de Limpeza são efetuados numa base diária e asseguram as melhores condições de higiene para o normal funcionamento das atividades letivas a decorrer nas instalações do Colégio. 

  • segurança
    Segurança

    RESPONSÁVEL - Prof. Élson  Teles

    O processo da segurança, em colaboração com a direção do Colégio, consiste na realização das tarefas necessárias para o rigoroso cumprimento do estipulado no Manual de Auto Proteção. Todas as salas estão munidas de um aviso com os procedimentos a adotar em caso de catástrofe ou desastre natural. Todos os anos há também lugar a uma simulação de evacuação do edifício, para que os alunos e colaboradores possam estar devidamente acautelados a respeito das normas a seguir em caso de desastre natural ou incêndio.