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OFERTA EDUCATIVA

OFERTA DE COMPLEMENTO

  • Atividades de Desenvolvimento Pessoal
    ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

    Através de diversas atividades pedagógicas constantes do Plano de Atividades, o Colégio pretende contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, na dupla dimensão pessoal e social. A formação humana cria mecanismos de contacto com diferentes realidades, sociais e culturais, para melhor capacitar os alunos para uma cidadania ativa, na construção de um mundo com igualdade de oportunidades para todos.

  • Acompanhamento Escolar
    ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

    O Apoio ao Estudo no 2º Ciclo pretende a implementação de estratégias de estudo e de desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos dos alunos, bem como atividades de reforço da aprendizagem, nomeadamente pelo acompanhamento da realização dos trabalhos de casa. Para além disso, aspira a proporcionar apoio individualizado aos alunos, bem como a capacitá-los para uma aprendizagem cada vez mais autónoma, fazendo-os desenvolver a capacidade de selecionar e aplicar métodos de trabalho e de estudo, exprimindo dúvidas ou dificuldades. Este apoio é de frequência obrigatória para todos os alunos, mediante proposta do Conselho de Turma e autorização do encarregado de educação. Terá a duração de três horas semanais no quinto ano e quatro horas semanais no sexto ano. 

  • Atividades de Férias
    ATIVIDADES De Férias

    As atividades de férias promovidas pelo Colégio Frei Cristóvão pretendem assegurar um complemento de ocupação de tempos livres aos alunos, após o final do ano letivo.

  • Atividades de Enriquecimento Curricular
    ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

    As atividades de organização e enriquecimento curricular assumem primordial importância no contexto de todas as atividades desenvolvidas na escola, uma vez que se destinam exclusivamente aos alunos e têm sempre como propósito a consolidação e reforço dos conteúdos programáticos das diferentes disciplinas. Mais que em outras atividades desenvolvidas, aqui a articulação entre matérias científicas e as atividades é mais evidente, mais específica e objetiva. Assim, todas as atividades de organização curricular têm enquadramento nas planificações das respetivas áreas disciplinares, existindo situações em que a mesma atividade articula conteúdos de várias áreas.

    ACADEMIAS

    As Academias do Colégio Frei Cristóvão incentivam a aprendizagem e a responsabilidade, transformando a escola num espaço criativo e enriquecedor, capaz de formar cidadãos para o futuro do país e do mundo. Cada Academia tem objetivos e razões específicas subjacentes à sua criação e as atividades aí desenvolvidas evidenciam a articulação com os principais eixos do Projeto Educativo.

    Existem atualmente em funcionamento no Colégio Frei Cristóvão as seguintes Academias:

    Academia de Música

    Academia de Teatro

    Academia de Ciências e Ambiente

    Academia de Desporto

    Academia do Pintor

  • Projetos Anuais
    PROJETOS ANUAIS
    Projeto de Português 

    O Projeto de Português pretende reforçar as competências dos alunos nos diversos domínios trabalhos pela disciplina (Oralidade, Leitura e Escrita, Educação Literária e Gramática), procurando dotá-los das competências e capacidades necessárias para um bom desempenho no decurso das atividades letivas, com o objetivo de potenciar os resultados académicos e assim contribuir para a erradicação do insucesso nesta área curricular.

    Servirá esta intervenção concertada pelos docentes de Português para que os alunos consigam, ao nível do domínio oral, compreender as diferentes intencionalidades comunicativas nas situações de oralidade e saibam utilizá‐las criticamente, não só no quotidiano como na produção de discursos em contextos formais, designadamente discursos de apresentação e discursos de argumentação. No que diz respeito à leitura e à escrita, o projeto pretende desenvolver e consolidar a capacidade dos alunos de leitura de textos escritos, de diferentes géneros e com diferentes temas e intencionalidades comunicativas, do mesmo modo que procurará desenvolver a capacidade de adequar formas de escrita a diferentes situações de comunicação e a contextos específicos, fazendo uso reflexivo das diversas modalidades da língua. Na área da educação literária, a intervenção dos docentes implicará a aplicação de estratégias que conduzam o alunos a uma melhor interpretação de textos literários de diferentes géneros e graus de complexidade, com vista à construção de um conhecimento sobre a literatura e a cultura portuguesas, valorizando‐as enquanto património de uma comunidade. Finalmente, no domínio da gramática, entendemos que o projeto deverá contribuir para a consolidação de um progressivo domínio do funcionamento da língua, na oralidade e na escrita, através da capacidade de reflexão sobre as suas regularidades, de modo a ganhar autonomia no uso dos códigos da mesma.


    Projeto da Matemática 

    O Projeto da Matemática tem subjacente a preocupação de estimular e reforçar a compreensão de conceitos, regras e procedimentos matemáticos, bem como dotar os alunos de competências e capacidades necessárias para um bom desempenho na disciplina de Matemática.

    De acordo com o Programa de Matemática para o ensino básico, o ensino da matemática deverá ter como finalidade: a estruturação do pensamento, a análise do mundo natural e a interpretação da sociedade. Neste sentido, as Metas Curriculares, articuladas com o Programa de Matemática, apontam para uma construção consistente e coerente do conhecimento e para uma aprendizagem progressiva, estruturada em patamares de crescente complexidade, na qual se caminha etapa a etapa, respeitando a estrutura própria de uma disciplina cumulativa como a matemática.

    PROJETO ECO-ESCOLAS

    Definindo as suas atividades a partir de um plano de ação anual elaborado pela escola, deve ter em conta a agenda de prioridades de ação/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas, tendo como principais objetivos conseguir que dois terços do plano de ação seja concretizado e conquistar a Bandeira Verde Eco-Escolas, demonstrando a preocupação ambiental que o Colégio tenta transmitir à Comunidade Educativa. 

    PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

    Tem como principais objetivos sensibilizar os alunos para alguns problemas relacionados com a saúde humana e incutir nos alunos hábitos de vida saudável. No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde decorrerão sessões de sensibilização para os alunos de 2º e 3º ciclo do ensino básico, dinamizadas pela enfermeira responsável pela Saúde Escolar do Centro de Saúde de Caldas da Rainha.

    PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

    Este projeto tem como objetivos a promoção do desenvolvimento e do pensamento crítico e criativo. Visa também o aperfeiçoamento da capacidade de comunicação e argumentação, consciencializando os alunos para a participação ativa em questões sociais e despertando-os para a valorização dos conceitos de democracia e cidadania.